quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sorriso


Ser um "Lobo Solitário" no meio daqueles da sua mesma espécie é como dizer ser um peixe e dizer que se é um pássaro! Por isso, vi que era uma ilusão o que eu acreditava ser "amor pela solidão" e que eu tinha era orgulho. Orgulho em acreditar que era algo, quando na verdade era outra coisa.

O que lhes trarei aqui, é um relato pessoal que transformarei em artigo e mostrará a vocês, através de fatos, reflexões e exemplos de como algo tão sutil como um "sorriso". Pode levar a uma mudança tão drástica...


Antes de mais nada, gostaria de reforçar que isso aqui, pode ser vivido na vida de vocês e que são livres para experimentarem tudo o que desejarem. Pois todo "conhecimento" não serve pra nada se não tiver um uso. Simplesmente não fará sentido, e até por isso, o melhor ensinamento sempre será o "exemplo".


Sorriso, expressão facial ou gesto verdadeiro?


O Sorriso é algo que pode ser utilizado para muitos fins; Seja para conseguir a simpatia de alguém, demostrar carinho de longe, representar nervosismo, mostrar felicidade e também até sarcástico. Mas no final, existe uma diferença enorme entre um verdadeiro sorriso e o sorriso falso. Alias, todos já devem ter visto e sentido o sorriso verdadeiro de alguém que gostamos e gosta de nós. E aquele falso que vem de alguém que claramente se incomoda com algo da gente... De qualquer forma, vale revisar quem é quem nessa historia.

Um Sorriso Verdadeiro
Aquele que cativa; encanta; Nos deixa feliz alegre com sua presença; Purifica o local e mostra receptividade, reciprocidade; Transforma e transmuta energias tristes em boas; Satisfaz a nós e a quem vê. Encanta e apaixona. Demostra amor e humildade; etc...

Um Sorriso Falso (O contrário do anterior)
Aquele que nos afasta, enoja; Nos deixa com raiva diante sua presença; Deixa o local incomodo e mostra falta de receptividade, sem reciprocidade; Transforma e transmuta energias boas em ruins; Satisfaz o ego e engana. Desencantador e sem paixão. Demostra inveja e insegurança; etc...

Apesar de ser um pouco "forte" a polaridade negativa, ainda sim é algo real e assim como na polaridade positiva trás bem estar e alegria, o contrário é totalmente prejudicial se o individuo se envolver com esse tipo de energia! Com isso, o melhor a se fazer é não se envolver e ser indiferente de forma que aquilo que não for verdadeiro, simplesmente seja um defeito do outro e não seu. Pois caso se identifique com a falsidade daquele que transmite. Certamente é porque isso ainda é visível dentro de nós mesmos. Em algum lugar!

A Mascara


Muitos acreditam que ser falso é algo ruim. Mas para aqueles que acompanharem o blog e ainda não se deram conta que o bem e mal, bom e ruim são faces opostas de "uma mesma moeda" e portanto não existe certo e errado, mas sim, que tudo é compreensível de acordo com as circunstancias que levaram cada um a se tornar oque são atualmente neste exato momento.
Verá que vestir uma mascará em sua vida é algo normal e que todos já tivemos ou teremos. Pois "acreditamos" ser algo. Mas "acreditar" é pegar a crença emprestada de outro... A crença nunca foi algo que trata de algo real, mas sim de uma suposição, ou seja. Se a crença fosse a verdade em si, não seria crença e sim "certeza"...

Oque quero dizer com isso, é que aceitar-se com uma falha é essencial para perceber então que aquela falha não é mais necessária. Que ela nunca foi realmente você e que para deixar de usar a mascará, primeiro é preciso ter uma... Enfim, não incentivo a falsidade, porém a aceitação verdadeira e o reconhecimento de tudo que constitui quem somos.
Além do mais. Quem sorri toda vez que quer ser sarcástico, tem muito mais facilidade de puxar um sorriso em sua face do que aquele que nem sequer consegue mudar sua expressão.

O Subconsciente


(Para quem tiver com duvida, se quando disse lá em cima que iria transformar o relato em artigo, eu quis dizer "subliminarmente" que não iria escrever relato algum?! Não!... Eu irei contar certinho oque se passou em minha vida e o que levou a escrever esse artigo sobre o titulo...)

Não menos importante dizer sobre a influencia do subconsciente nessa historia toda de "um sorriso" e mostrar que o simples apertar dos olhinhos, o levantar das bochechas e a beleza dos dentes feios e belos é tão complexo quanto qualquer coisa que constitui o ser humano e o universo. Pois ao meu ver, nada é simples e separado. Tudo é complexo e digno de atenção.

Então, dessa vez, lembraremos de uma parte escondida de nossa mente, onde não percebemos que é influente em tudo o que constitui nossa "realidade" nesse exato momento. "O Subconsciente"...

Em psicologia seguindo o pensamento de Freud. Dito, inventor da nossa psicoterapia moderna. Que se tem 3 níveis de consciência... Sendo breve: Consciente (Tudo que conseguimos descrever nesse exato momento)  Subconsciente (Todas as informações recentes que vemos, que não foram pro inconsciente ainda e que pelo nível consciência, não conseguimos lembrar). E por ultimo, o Inconsciente (Tudo que nossa vivencia carrega e armazena de informação muito distante. Incluindo vidas passadas e segredos de nossa existência que podemos imaginar ou até mesmo não conseguiríamos).

Para que isso aqui não fique muito extenso, falarei diretamente e breve sobre o "sub". Esse que constitui o momento, mas não damos atenção para percebe-lo; e para isso, irei usar um exemplo simples e rápido.

"Imagine que você sai de casa com seu carro e até chegar o seu destino, passou por centenas de outdoors, casas, pessoas, imagens, objetos e muito mais. Então, você não se lembra como são ou mesmo de ter visto. Mas seu subconsciente sabe e lembra de tudo isso que é recente."

Oque acontece é que para ativar essa área de nossa consciência, precisaríamos estar em um outro nível de percepção e muito mais relaxados e atentos para tudo. Em hipnose isso é fácil ser alcançado no paciente, Porém para o homem e mulher comum, é extremamente difícil.

Ou seja, precisei explicar tudo isso para dizer que quando uma pessoa chega perto de outra e uma dessas duas que estão prestes a se perceberem está feliz e sorrindo. Mesmo que nossos olhos físicos não tenham focado a atenção nesse detalhe. O outro que não estiver sorrindo e feliz, subconscientemente irá perceber e relaxar na presença de quem sorri. Causando assim uma sensação mais agradável para uma interação. Uma conversa e até mesmo um contato. Pois o corpo naturalmente age para se defender ou se abrir.
Entretanto, isso não é uma regra. Pessoas carrancudas e mal humoradas, podem continuar tensas e rígidas. Afinal, o sorriso é só oque demostra e torna legível o estado da pessoa. Mas o que reina em tudo que constitui a existência, é pura energia e trocas entre o mesmo. (Mais detalhes a respeito. "A Energia" e "O poder da palavra").

Minha Experiencia



Agora que já entendemos um pouco sobre os bastidores do assunto. Me sinto mais a vontade para contar como tudo mudou em minha vida quando resolvi dar mais importância para sorrir e esquecer mais a tristeza.

Como a vida é uma montanha russa de transformações, minha hora havia chegado. Fui fundo em tristezas recorrentes que vinham dia sim e dia não! Isso me causava um extremo desconforto e não estava conseguindo achar a causa.
Com a ajuda de uma pessoa, me foi exposto alguns defeitos meus. Defeitos esses que antes eu negava fielmente. Pois "acreditava" a ponto de achar que aquele que fingia ser, era real, Que "eu" era aquilo!
O que aconteceu foi que o extremo desespero que sentia no fundo de mim. Junto com forte vontade de acabar com tristezas recorrentes. Me fez revisar oque eu realmente sentia e foi em um nível mais profundo que me agarrei a oportunidade de desmascarar tudo que havia de podre em mim.
Fiquei chocado com o que achei em meio ao "Lixo" dentro de mim. Cheguei a chorar... Algo raro para mim que havia criado uma casca contra esse tipo de recurso natural humano.
Lá estava, orgulho, raiva, negação, vergonha e falta de esperança. Faces de meu ego que se mantinham alimentadas por mentiras que criei para mim mesmo...

Com o mal exposto. Ficou fácil trabalhar com oque realmente deveria fazer. No meu caso. Foi fazer o contrário de tudo que me atrasava para sentir a vida no exato momento e instante chamado "Presente". Alias, que não tem esse nome por acaso!
Então, fiz tudo que tive vontade. Dancei em publico sem me importar com quem olhava ou mesmo pensava. Deixei raivas desnecessárias para trás, perdoei mais, me aceitei mais e amei mais a vida. Fiz de tudo o que fosse saudável um habito e por ultimo e muito importante. Comecei a "Sorrir". Para mim e para os outros. Sem distinções e nem vergonha.

Então o negocio ficou "sério".

Com a queda da vergonha e o sorriso na cara, não havia dificuldade e nem resistência em olhar na face das pessoas. Ao menos os 3 segundos suficientes para ver a pessoa olhar para você e dizer "Bom dia/ Boa tarte/ Boa noite".
Reparar que quando fazia minha parte, sentia um ar de missão cumprida e ficava cada vez mais tranquilo comigo mesmo... E o melhor é que quando não fiz desse habito uma obrigação "civil e moral". O mesmo não cansava; então eu comecei a ficar de bom humor e tranquilo durante todos os dias que se seguiram após o estimulo desse habito de "sorrir" e ser "gentil, amigável e atencioso".
Comecei a conversar com estranhos que magicamente não me davam medo, insegurança ou qualquer coisa do tipo e conversavam comigo em resposta. Além disso. As conversas eram tranquilas, naturais e sempre acabavam do mesmo jeito que eu começara... Com um "sorriso"...


...No final das contas, todos verão que a tristeza é algo normal, que sem ela a felicidade seria irreconhecível. Porém que a felicidade vem da "essência" e não do ego. Por isso, o objetivo sempre será a felicidade. Pelo menos até percebermos como termos ela o tempo inteiro!

Não sei se serei um cara feliz pelo resto da minha vida e provavelmente não. Mas fiz disso um compromisso comigo mesmo. De que a felicidade é agora. Não amanhã, nem depois e muito menos quando conseguir determinadas coisas. Então, irei tentar o máximo o possível...

Espero que esse artigo possa ser uma luz, um otimismo a mais e que possam compartilhar de minha felicidade para vocês. Tornando isso algo real para vocês e todos que os cercam e sentiram dessa mudança que precisa mover o mundo daqui pra frente.

Um grande abraço no coração de todos. Peace!


~~~=~~~
~~~=~~~